Tradução portuguesa do livro «Reminiscences of a Stock Operator». Leia online o maior clássico de sempre do investimento em Bolsa. Jesse Lauriston Livermore (26 de Julho de 1877 - 28 de Novembro de 1940) foi um notável investidor americano do início do século XX. Aprenda a investir no mercado de capitais (Bolsa) usando conhecimentos de um dos maiores traders de todos os tempos.

Jesse Livermore
Image Hosted by ImageShack.us

Reminiscences of a Stock Operator (Português) Pág.11 - Capítulo II

Entre a descoberta de que a Cosmopolitan Stock Brokerage Company estava prestes a punir-me por formas menos éticas se a margem de três pontos e a taxa de um ponto e meio não o fizessem, e a sensação de que não queriam o meu negócio, logo me decidi a ir para Nova Iorque, onde poderia fazer negócio no escritório de algum membro da New York Stock Exchange. Não queria nenhuma sucursal em Boston, onde as cotações tivessem que ser telegrafadas. Queria estar próximo da fonte original. Vim para Nova Iorque quando tinha 21 anos trazendo comigo tudo o que tinha - dois mil e quinhentos dólares.

Disse-lhe que tinha dez mil dólares aos vinte anos de idade, e a minha margem naquele negócio da Sugar era acima dos dez mil. Mas nem sempre ganhei. O meu plano de fazer negócio era suficientemente válido e ganhou mais vezes do perdeu. Se eu me mantivesse sempre com ele estaria certo talvez umas sete em cada dez vezes. De facto, sempre fiz dinheiro quando, antes de começar, tinha a certeza de que estava certo. O que me derrubou foi não ter cabeça suficiente para me manter no meu próprio jogo - isto é, jogar o mercado apenas quando estava certo de que as condições favorecessem o meu plano. Há um tempo para todas as coisas, mas eu não o sabia. E é isso que derruba tantos homens em Wall Street que estão muito longe de serem burros. Há o perfeito palerma, que faz a coisa errada a todo o tempo em todo o lado, mas há o palerma de Wall Street, que pensa precisar de negociar a toda a hora. Ninguém pode ter razões suficientes para comprar ou vender acções diariamente - ou conhecimento suficiente para tornar o seu jogo num jogo inteligente.

Eu apresentei provas disso. Sempre fiz dinheiro quando analisava a fita à luz da experiência, mas quando fazia uma jogada de palerma, tinha que perder. Eu não era excepção, pois não? Ali estava o gigantesco quadro de cotações a olhar para mim na cara, e a fita a andar, e pessoas a negociar e a observar os seus talões transformarem-se em dinheiro ou em papel para o lixo.