Tradução portuguesa do livro «Reminiscences of a Stock Operator». Leia online o maior clássico de sempre do investimento em Bolsa. Jesse Lauriston Livermore (26 de Julho de 1877 - 28 de Novembro de 1940) foi um notável investidor americano do início do século XX. Aprenda a investir no mercado de capitais (Bolsa) usando conhecimentos de um dos maiores traders de todos os tempos.

Jesse Livermore
Image Hosted by ImageShack.us

Reminiscences of a Stock Operator (Português) Pág.2

Uma pessoa consegue identificar, por exemplo, onde a compra é apenas um pouco melhor que a venda. Uma batalha desenvolve-se na Bolsa e a fita das cotações é o nosso telescópio. Pode-se depender dela sete em cada dez casos.

Outra lição que aprendi cedo é que não existe nada de novo em Wall Street. Não pode haver porque a especulação é tão velha como os montes. O que acontece hoje na Bolsa já aconteceu e vai acontecer de novo. Nunca esqueci isso. Suponho que tenho forma de me lembrar quando e como isso aconteceu. O facto de me lembrar dessa forma é a minha maneira de capitalizar experiência.

Fiquei tão interessado no meu jogo e tão ansioso em antecipar as subidas e descidas em todos os títulos activos que arranjei um pequeno caderno. Registei nele as minhas observações. Não era um registo de transacções imaginárias como tanta gente mantinha meramente para fazer ou perder milhões de dólares sem ficar orgulhosa ou ir para o asilo. Era antes uma espécie de registo das minhas escolhas acertadas e falhadas, seguido da determinação de movimentos que estava mais interessado em verificar se teria observado com exactidão; noutras palavras, se eu estava certo.

Suponhamos que, depois de estudar cada flutuação do dia num título activo, concluia que ele estava a comportar-se como sempre o fez antes de subir oito ou dez pontos. Bem, eu apontaria o título e o preço numa Segunda-feira, lembrando-me das performances anteriores, escreveria o que iria acontecer na Terça e Quarta-feira. Mais tarde iria conferir com o registo da fita de cotações.

Foi assim que comecei a interessar-me pela mensagem da fita. Na minha mente, as flutuações eram primeiro associadas com movimentos ascendentes e descendentes. Claro que há sempre uma razão para as flutuações, mas a fita não se preocupa com os porquês e os para quês. Não entra em explicações. Quando tinha 14 anos não perguntava à fita nem pergunto hoje aos 40 anos de idade. A razão que leva um determinado título a fazer determinada coisa hoje pode permanecer desconhecida por dois ou três dias, ou semanas, ou meses. Mas porque raio isso interessa? O negócio com a fita é agora - não amanhã. A razão pode esperar. Mas uma pessoa tem que agir agora ou ficar de parte. Vi isto acontecer vezes sem conta. Uma pessoa lembra-se que a Hollow Tube caiu três pontos no outro dia enquanto que o resto do mercado disparou para cima. O facto era esse. Na Segunda-feira seguinte sabe-se que os directores aprovaram o dividendo. Era essa a razão. Eles sabiam o que iam fazer e, mesmo que não tivessem vendido as acções eles próprios, no mínimo não as compraram. Não havia compra interna; não havia qualquer razão para que não caísse.