Tradução portuguesa do livro «Reminiscences of a Stock Operator». Leia online o maior clássico de sempre do investimento em Bolsa. Jesse Lauriston Livermore (26 de Julho de 1877 - 28 de Novembro de 1940) foi um notável investidor americano do início do século XX. Aprenda a investir no mercado de capitais (Bolsa) usando conhecimentos de um dos maiores traders de todos os tempos.

Jesse Livermore
Image Hosted by ImageShack.us

Reminiscences of a Stock Operator (Português) Pág.13

Vendo o miúdo que eu era, os homens nas casas de apostas pensavam sempre em mim como um palerma sortudo e essa era a principal razão porque eu os batia tão frequentemente.

Bem, não chegou a seis meses até ficar falido. Era um negociante muito activo e tinha uma espécie de reputação como vencedor. Acho que as minhas comissões acumularam-se um bocado. Fiz subir a minha conta até certo ponto mas, claro, no fim perdi. Joguei cuidadosamente; mas tinha que perder. Vou contar-lhe a razão: foi o meu brilhante êxito nas casas de apostas!

Só na casa de apostas conseguia ganhar o jogo à minha maneira; onde apostava em flutuações. A minha leitura da fita tinha a ver exclusivamente com isso. Quando comprava o preço estava lá no quadro de cotações, mesmo à minha frente. Mesmo antes de comprar sabia exactamente o preço que iria pagar pelos meus títulos. E conseguia vender sempre no instante. Podia fazer scalping com êxito, porque movia-me num abrir e fechar de olhos. Podia seguir a minha sorte ou cortar a minha perda num segundo. Às vezes, por exemplo, estava certo de que um título ia mover-se pelo menos um ponto. Bem, não tinha que me consumir, podia colocar um ponto de margem e duplicar o meu dinheiro num instante. Ou obtinha meio ponto. Numa ou duas centenas de acções por dia, não era mau ao fim do mês, pois não?

Claro, o problema desse esquema era que, mesmo tendo a casa de apostas recursos para suportar uma grande queda continuada, não o faziam. Não tinham um cliente ali, de um lado para o outro, com o mau gosto de estar a ganhar sempre.

No meio de tudo, o que era um sistema perfeito para negociar em casas de apostas não funcionou no escritório do Fullerton. Ali estava eu a comprar e vender efectivamente acções. O preço da Sugar na fita poderia ser 105 e eu conseguia ver uma queda de três pontos a chegar. Aliás, no preciso momento em que o (CONTINUA...)