Tradução portuguesa do livro «Reminiscences of a Stock Operator». Leia online o maior clássico de sempre do investimento em Bolsa. Jesse Lauriston Livermore (26 de Julho de 1877 - 28 de Novembro de 1940) foi um notável investidor americano do início do século XX. Aprenda a investir no mercado de capitais (Bolsa) usando conhecimentos de um dos maiores traders de todos os tempos.

Jesse Livermore
Image Hosted by ImageShack.us

Reminiscences of a Stock Operator (Português) Pág.5

Da forma como as coisas corriam, não tardou muito até que as casas de apostas ficassem zangadas comigo por lhes passar a perna. Eu entrava lá e despejava a minha margem, mas eles olhavam para ela sem fazer qualquer movimento para a pegar. Diziam que não havia nada a fazer. Foi nesse tempo que começaram a chamar-me o Rapaz-Especulador. Eu tinha que mudar de corretora a toda a hora, indo de uma casa de apostas para outra. A coisa agravou-se tanto que tive que dar um nome fictício. Começava por baixo, apenas com quinze ou vinte acções. Às vezes, quando eles começavam a desconfiar, primeiro perdia de propósito e depois arrasava-os a sério. Claro que, pouco depois, já me achavam demasiado caro e diziam-me para levar o meu negócio para outro lado e não interferir com os dividendos do dono da casa.

Uma vez, quando a grande casa de apostas onde negociava há meses se abateu sobre mim, decidi tomar um bocadinho mais do dinheiro deles. Aquela casa tinha sucursais por toda a cidade em hotéis, e cidades ali perto. Fui a uma delas num hotel e fiz algumas perguntas ao gerente e finalmente comecei a negociar. Mas logo que jogava um título activo à minha maneira ele começou a receber mensagens da sede para saber quem estava a operar. O gerente disse-me o que eles perguntavam e eu disse-lhe que o meu nome era Edward Robinson, de Cambridge. Ele transmitiu por telefone as boas novidades ao director. Mas o outro lado queria saber qual era o meu aspecto. Quando o gerente me disse isso, eu pedi-lhe: "Diga-lhe que sou um homem baixo e gordo com cabelo escuro e uma barba espessa!". Mas em vez disso ele descreveu-me e depois ficou a ouvir e a cara dele ficou vermelha. Depois desligou e disse-me para desaparecer dali.

"O que lhe disseram?" - perguntei respeitosamente.

"Disseram 'Ó seu palerma, não o avisamos para recusar negócio ao Larry Livermore? E você deliberadamente deixou-o limpar-nos $700!'". Não falou mais nada do que lhe tinham dito.

Tentei as outras sucursais uma após uma, mas eles acabavam por me conhecer, e o meu dinheiro de nada valia em nenhum dos seus escritórios. Nem sequer podia entrar para observar as cotações sem que alguns dos funcionários desdenhassem de mim. Procurei fazer com que me deixassem negociar em intervalos longos, dividindo as minhas visitas por eles todos. Mas isso não funcionou.

Finalmente só restou uma, e era a maior e mais rica de todas, a Cosmopolitan Stock Brokerage Company.

A Cosmopolitan estava classificada como A-1 e fazia um negócio gigantesco. Mantinha sucursais em cada cidade industrial em New England. Eles aceitaram a minha actividade sem problema, e eu comprei e vendi acções e fiz e perdi dinheiro ao longo de meses, mas no final aconteceu com eles como de costume. Não recusaram liminarmente o meu negócio como haviam feito as casas pequenas.